terça-feira, 20 de março de 2012

Navios Holandeses

Desde o século XV, antes mesmo da sua independência, os holandeses possuiam uma marinha bem desenvolvida tecnologicamente, inclusive nas armas navais. O climax do poderio naval holandês vem com a Batalha das Dunas em 1639, onde a armada espanhola foi derrotada no Paço de Calais.

Nomes de alguns navios que estiveram no Brasil holandês:

Den Hollandschen Thuyn, O Jardim Holandês
De Vergulde Valck, O Falcão Dourado
De Swarte Leeuwe, O Leão Negro
De Voghel Phoenix, O Pássaro Fenix
De Halve Maen, A Meia-Lua
De Eenhoorn, O Unicórnio
Regenboog, Arco-íris
Elias
De Haen, O galo
Utrecht
Zeeland
Het Wapen van Dordrecht, A Arma de Dordrecht
Bruinvisch, Peixe marron
Gulden Sterren, Estrelas Douradas
Dolfijn, Golfinho
Zwaan, Cisne
Oranjeboom, Laranjeira
Morgensterre, Estrela D'Alva
De Schildpad, A Tartaruga

domingo, 11 de março de 2012

O Palácio da Boa Vista

Após a construção de sua residência oficial, o Palácio Friburgo também conhecido como Palácio das Torres, localizado na atual Praça da República, o Conde Maurício de Nassau resolve levantar outro prédio, este para servir como sua residência privada.

Nassau escolheu um local às margens do Rio Capibaribe com vista para o poente, onde segundo Barleus em seu livro Rerum per octenium in Brasilia... "a mãe natureza apresentava ali todos os encantos que aprazem aos mortais e todos os atrativos de uma vida mais tranquila. Em nenhuma outra parte encontravam os mais ocupados prazeres iguais aos dali. Naquele remanso, descansava Nassau, rodeado pela vista das suas construções e longe da pátria. Contemplava astros nunca vistos pela sua Alemanha e admirava a constância de um clima dulcíssimo."

De acordo com desenho de Frans Post o Palácio da Boa Vista, Schoonzit em holandês, assim denominado por Nassau, era um prédio quadrangular de dois pavimentos com pequenas torres em cada canto encimadas por telhados agudos. Na parte central existia uma torre maior dotada de um mastro com bandeira. Nassau ainda mandou construir uma ponte em frente ao palácio ligando-o ao continente. Hoje, aproximadamente no mesmo local, existe a Ponte 06 de Março.

Durante o cerco final dos luso-brasileiros ao Recife, o Schoonzit foi fortificado para servir como ponto de defesa. Após a Restauração Pernambucana, o prédio foi doado à Ordem Carmelita que lá instalou um hospício, uma capela e posteriormente o Convento do Carmo.

O atual bairro da Boa Vista tem seu nome graças àquele palácio do Conde de Nassau.

domingo, 4 de março de 2012

A Ponte

Nunca, até então no Brasil, havia sido construida uma ponte nas proporções daquela inaugurada por Nassau em 28 de fevereiro de 1644 ligando o Recife a Mauritsstadt:

Maurício aconselhou a ligação da ilha ao Recife por meio de uma ponte, facilitando o transporte do açúcar para a ilha, pois este só se podia fazer durante o refluxo da maré e não sem dano, porque amiúde eram os carregamentos atingidos pela água e pelos respingos das ondas. Além disso, a passagem mediante barcos era perigosa, tendo eles mais de uma vez soçobrado, já pelo peso e excesso das cargas, já pelo açoite dos ventos.

O que Nassau continuamente alvitrara por fim persuadiu, e resolveu-se lançar a ponte sobre o rio. Empreitou o Conselho a construção dela por 240.000 florins. O construtor
[Baltazar da Fonseca], iniciando o serviço e apertando com diligência o trabalho dos seus operários, depois de ter levantado alguns pilares de pedra, chegara ao leito da corrente, onde é maior a profundidade, calculada em onze pés geométricos ainda na baixa-mar. Perdendo, pois, a confiança em si e na sua arte, desesperava de executar a obra. Confessou que pode mais a natureza que a arte, não devendo as pessoas prudentes tentar o impossível. Decerto, cumpria ao construtor considerar tudo isto antes.

Ignoram que é diversa a condição dos príncipes, cujo objetivo precípuo deve ser alcançarem fama. Julgando Maurício que importava à sua honra terminar o que tomara a peito e que era de um caráter fraco desesperar do interesse geral pela desesperança de um só, meteu ombro à empresa, e, reunindo material e todos os lados e à sua custa, principiou a estear o resto da ponte, não em pedra, mas em madeira. Cortaram-se árvores nas matas, e das árvores se tiraram traves, com 40 a 50 pés de comprimento, impermeáveis à água pela dureza. Quis Nassau que fossem elas as estacas e botaréus da ponte, cravando-se no fundo, com o auxílio de martelões, até doze pés, umas verticais, outras obliquas, para obedecerem à correnteza.

Rematada a obra com admiração de todos, declarou o Conde ao Conselho os motivos do seu ato, figurando entre os primeiros e mais ponderosos as censuras de alguns, na Holanda, os quais lhe lançavam em rosto as despesas crescidas e inúteis.

Já aprovavam os conselheiros, diante do êxito alcançado, aquilo mesmo que, antes de acabar-se, tinham reprovado e pediram fosse aquela ponte do domínio publico e pertencente à Companhia. O Conde aquiesceu sem dificuldade, mas com a condição de que o rendimento do primeiro dia coubesse aos pobres. E foi de fato tamanha a freqüência dos que, por amor da novidade, iam e vinham aquele dia, que o dinheiro recolhido montou a 620 florins. O tributo anual foi vendido por 28.000 florins. Os cidadãos pagavam de portagem 2 stuivers
[vigésima parte do florin], 237 os soldados e os escravos 1, os cavaleiros 4 e os carros de boi 7 cada um. A passagem do rio em barcas, que, antes da chegada de Nassau, rendia ao tesouro apenas 600 florins, cresceu a tal ponto no valor que ainda antes de se concluir a ponte, ascendeu a 6.000 florins mais.

Gaspar Barleus, Rervm per octennivm in Brasilia... 1647

A ponte de Nassau tinha uma extensão de 318 m com 15 pilares de pedra e 10 de madeira.