segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Igreja Matriz do Corpo Santo

A mais antiga igreja do Recife e núcleo da cidade foi, lamentavelmente, demolida em nome do progresso.

A Igreja do Corpo Santo foi erguida no local onde havia a ermida de São Frei Pedro Gonçalves ou São Telmo, santo protetor dos pescadores e homens do mar. Ao seu redor, que hoje seria próximo ao Marco Zero, foram sendo construídas casas e armazéns das pessoas que viviam e trabalhavam do mar, para onde estava voltada a fachada da igreja.

Com a invasão dos holandeses em 1630, a igreja foi transformada em templo calvinista, inclusive servindo de cemitério para importantes figuras do Brasil holandês, como o irmão do Conde Maurício de Nassau, João Ernesto de Nassau, o conselheiro político e depois senhor-de-engenho, Servaes Carpentier e do almirante Lichthart. Segundo o arquiteto José Luiz Mota Menezes, os holandeses acrescentaram ao prédio uma torre sineira conforme o estilo arquitetônico neerlandês da época. A igreja pode ser visualizada no mapa T'Recif de Pernambuco, do livro História ou Anaes dos Feitos da Cia. das Índias Ocidentais  de Joannes de Laet, publicado em Leiden, 1644.  

Expulsos os holandeses em 1654, a igreja foi reconciliada e começou a ocorrer a Procissão dos Passos, segundo promessa dos oficiais luso-brasileiros e cumprida até hoje, na quinta e sexta-feira, que antecedem em duas semanas a Semana Santa. Naquela época foi criada a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos do Corpo Santo. A procissão saia da Igreja do Corpo Santo para a igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo em Olinda.

No século XVIII a igreja foi ampliada, tornando-se um imponente prédio.

Em 06 de março de 1913 ocorreram os últimos eventos religiosos da Matriz do Corpo Santo, tendo sido rezada missa, com a comunhão e posterior transferência do Santíssimo Sacramento para a Igreja da Madre de Deus.  

Em outubro de 1913 a igreja começou a ser demolida, sendo concluído o processo no ano seguinte, para a construção da Av. Marques de Olinda e a ampliação do porto do Recife.

Conforme fotografias da época, a igreja tinha cinco portas na fachada principal, tendo a porta central cerca de 6 m de altura. O prédio mediria 25x50 m, com três pavimentos somando 15 m de altura até o alto da torre sineira.

3 comentários:

  1. Olá, interessante o post e o blog em si, obrigada!
    Há alguma imagem da igreja do Corpo Santo na web?
    Desde já agradeço
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existe! Acessar site http://iconacional.blogspot.com/2016/03/procissao-dos-passos-do-recife.htm

      Excluir
    2. http://www.passosdorecife.com.br/

      Segue nosso Site da Tricentenária e Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos do Recife-PE

      Excluir